Plano de Trabalho com Projetos – Professoras Lucimara
e Eunilda
1. Identificação:
Professor(es): Eunilda Henning
Lucimara Pereira de
Souza.
Turma(s): 6º01
Período de realização: De Fevereiro a maio
|
![]()
Definido pelo professor/ turma
Qual tema: O lugar onde vivo
|
3. Apresentação:
O tema
escolhido “O lugar onde vivo” surgiu da possibilidade de um trabalho
interdisciplinar envolvendo as disciplinas de Geografia e Língua Portuguesa.
A ideia foi concebida a partir da semelhança do tema da Olimpíada de Língua
Portuguesa (O lugar onde vivo) com o conteúdo de Geografia do 6º ano (Paisagens,
lugares e espaços). Percebendo a gama de conteúdos que podem ser oportunizados aos
alunos em Geografia, bem como o enriquecimento da produção textual dos alunos
em Português, as professoras iniciaram as atividades do projeto.
A professora de Geografia começou a trabalhar o conteúdo Paisagem,
Lugar e Espaço. Em geografia os alunos farão intercâmbio de cartas entre 6os
de escolas diferentes, ilustrarão elementos naturais e culturais da sua
rua, no programa tux paint. Também assistirão
ao DVD “Jaraguá ontem e hoje”, disponível na biblioteca da escola. Já no ATE,
com uso do programa Google Earth, apresentarão aos colegas o lugar onde
moram.
A professora de Língua Portuguesa desenvolverá as oficinas
propostas no caderno da Olimpíada de Língua Portuguesa, que envolvem a
conceituação de poema, os elementos expressivos (sonoridade e ritmo), a
leitura dos poemas com sonoridade e entonação e a produção de poemas
relacionados ao tema proposto, utilizando o netbook e a internet como apoios.
|
4. Objetivo Geral:
·Compreender que o espaço geográfico é composto por vários lugares com
diferentes paisagens que estabelecem relações entre si; percebendo como a
comunidade se identifica com os lugares e se apropria deles e registrando as
experiências através do gênero textual poema.
|
5. Objetivos específicos:
Geografia:
·Construir o conceito de paisagem e reconhecer os elementos que lhes
dão identidade.
·Entender que o lugar é a porção do espaço na qual vivemos e
interagimos e que mantém relação com outros lugares.
·Identificar como as pessoas vivem de maneiras diferentes nos diversos
lugares do Brasil e do mundo.
·Compreender como o ser humano, ao se apropriar da natureza (via
trabalho), produz e reproduz o espaço geográfico.
Língua
Portuguesa:
* Conhecer as características do
gênero poema.
*Identificar os recursos expressivos: sonoridade e
ritmo.
*
Apropriar-se da leitura de poemas, exercitando-a a partir de orientações
sobre pontuação, entonação e ritmo.
* Criar
rimas.
*
Reconhecer o valor expressivo das figuras de linguagem.
*
Resgatar e valorizar a cultura da comunidade.
|
6. Plano de ações:
Ação1:
Descrição: Trabalhar conteúdo: Paisagem Lugar e espaço.
Leitura interpretação dos textos e imagens
do livro didático, e exercícios,
Tempo
previsto: 3 aulas
Profissionais
envolvidos: Lucimara Pereira de Souza,/ GEO
Ação
2:
Descrição: Intercâmbio de cartas Alunos
da Anna Nagel escrevem cartas comentando como é lugar em que vive, a
professora de geografia, leva as
cartas para o 6º ano da EMEF Marcos Emílio Verbinenn, estes recebem e
respondem.
Tempo previsto: 3 aulas
Profissionais envolvidos: Lucimara
Pereira de Souza,/ GEO
Ação 3:
Descrição:
Prova conteúdo, Paisagem Lugar e Espaço
Tempo
previsto: 1 aula
Profissionais envolvidos: Lucimara
Pereira de Souza,/ GEO
Ação 4:
Descrição: vídeo “Jaraguá ontem e
Hoje” Assistir o vídeo, ilustrar mudanças ocorridas na paisagem de
Jaraguá do Sul, a socialização ocorrerá com os trabalhos expostos em um mural
da escola.
Tempo previsto: 4 aulas
Profissionais envolvidos: Professora / Geo
Ação
5:
Descrição: Utilizar o mapa Urbano de
Jaraguá do Sul, solicitar aos alunos que escrevam seu nome em um pequeno
papel, em seguida localizem o bairro
onde vivem e fixem o nome na
rua onde moram em seguida fazer o levantamento
Tempo: 2 aulas
Profissionais envolvidos: Lucimara
Pereira de Souza,/ GEO
Ação
6:os
Descrição: Ilustrar a rua em que mora.
Usar o program tux paint, e representar
elementos naturais culturais e invísiveis.
Tempo: 3 aulas.
Profissionais envolvidos: Lucimara
Pereira de Souza,/ GEO
Ação
7:
Descrição: Usar o google Earth, projetá-
lo no multimídia a fim de que os
colegas conheçam como é o lugar onde vive.
Tempo: 5 aulas.
Profissionais envolvidos: Lucimara Pereira de Souza,/ GEO e
monitores ATE e Articuladora das TDCs
Ação 8:
Descrição: realizar a leitura de poemas
de diversos autores para conhecer as características do gênero textual.
Tempo: 4 aulas
Profissionais envolvidos: Eunilda
Henning
.Ação
9:
Descrição: criação de um blog com os
poemas pesquisados.
Tempo: 2 aulas
Profissionais envolvidos: Eunilda Henning e monitores ATE e Articuladora das TDCs
Ação
10:
Descrição: análise do poema “Tudo a ver”
de Elias José, através de projeção no multimídia. Sistematização dos
conceitos de verso, estrofe e rima.
Tempo: 2 aulas
Profissionais envolvidos: Eunilda
Henning
Ação
11:
Descrição: análise das condições de
produção do gênero textual poema, considerando o autor, o veículo de
divulgação, o tema e a finalidade da produção.
Tempo: 2 aulas
Profissionais envolvidos: Eunilda
Henning
Ação
12:
Descrição: produção dos poemas,
inicialmente construindo quadrinhas para posteriormente elaborar os poemas.
Tempo: 4 aulas
Profissionais envolvidos: Eunilda
Henning
Ação
13:
Descrição: postagem dos poemas no blog.
Tempo: 6 aulas
Profissionais envolvidos: Eunilda Henning e monitores ATE e Articuladora das
TDCs
|
7. Material e suporte necessários.
·
Livro didático
de Geografia
·
DVD
·
Mapa de
Jaraguá do Sul
·
Recursos
tecnológicos: máquina fotográfica, computador, projetor multimídia.
·
Uso do google Earth
·
Uso da web
para pesquisas e publicação dos trabalhos no blog.
|
8. Produto final:
Livreto impresso com poesias
Divulgação do
projeto no blogger dos alunos do 6º ano para Socialização.
( Fotos, Desenhos e poemas)
|
9. Instrumento(s )critérios de avaliação
(ao longo do projeto e ao final do mesmo)
A avaliação será processual, construída
junto aos alunos, através das fichas de autoavaliação, e da observação do
produto final pelos professores; baseada na efetivação dos objetivos
estabelecidos.
|
||
Disciplina
|
Instrumento
|
Critérios
|
Língua Portuguesa
|
Produção
textual e
Expressão oral
|
Específicos
dos gêneros produzidos.
|
GEO/
|
Prova Escrita
Produção e
apresentação final
|
compreensão
dos conteúdos estudados
|
LP/GEO/
|
Autoavaliação
|
Processo de
elaboração do projeto e apresentação final.
Ficha de autoavaliação com os seguintes critérios:
Fiz os
registros necessários no meu caderno;
Registrei as
fontes pesquisadas;
Contribui com
minhas ideias para pesquisa;
Tive atitude
de pesquisador ampliei meus conhecimentos;
Aproveitamento
do tempo (sem brincadeiras e conversas Paralelas)
|
Ficha
Avaliação – Escrevendo Cartas “Como é o lugar em que vivo”
Critérios
|
EC
|
EP
|
EM
|
EI
|
Apresenta letra legível
|
2,0
|
1,0
|
0,5
|
0,2
|
Constrói
conceitos dos conteúdos trabalhados
|
3,0
|
2,0
|
0,5
|
0,5
|
Apresenta
ideias claras e coerentes ao tema trabalhado
|
2,0
|
1,5
|
1,0
|
0,5
|
Ortografia
|
1, 5
|
1,0
|
0,5
|
0,5
|
Respeita a data de entrega do trabalho.
|
1, 5
|
1,0
|
1,0
|
0,5
|
Ficha de
avaliação do PROCESSO de PESQUISA (Autoavaliação)
Critérios
|
EC
|
EP
|
EM
|
EI
|
Fiz
os registros no meu caderno.
|
1,0
|
0,8
|
0,5
|
0,2
|
Construí
conceitos dos elementos trabalhados.
|
3,0
|
1,5
|
1,0
|
0,5
|
Usei
os recursos tecnológico de forma
coerente para ilustrar meus trabalho
|
2,0
|
1,5
|
1,0
|
0,5
|
Busquei
informações para ampliar meus conhecimentos (atitude de pesquisador)
|
2,0
|
1,5
|
1,0
|
0,5
|
Aproveitei
bem o tempo (sem brincadeiras e conversas paralelas).
|
2,0
|
1,5
|
1,0
|
0,5
|
Aluno
____________________ total___________________________________
EC - EVIDÊNCIA
COMPLETA
EP - EVIDÊNCIA PARCIAL
EM - EVIDEÊNCIA MÍNIMA
EI -
EVIDÊNCIA INSUFICIENTE
Produção
dos poemas
Critérios
para a correção do poema
|
|||||
EC
|
EP
|
EM
|
EI
|
||
Título: representa o texto?
|
1,0
|
0,8
|
0,5
|
0,2
|
|
Aspectos do gênero textual: rima e
sonoridade
|
2,0
|
1,5
|
1,0
|
0,5
|
|
Estruturação dos versos e estrofes
|
2,0
|
1,5
|
1,0
|
0,5
|
|
Ortografia oficial, acentuação gráfica
|
2,0
|
1,5
|
1,0
|
0,5
|
|
Pontuação
|
1,0
|
0,8
|
0,5
|
0,2
|
|
Concordância verbo-nominal
|
1,0
|
0,8
|
0,5
|
0,2
|
|
Estética (letra legível, ausência de
rasuras, organização e capricho)
|
1,0
|
0,8
|
0,5
|
0,2
|
|
Total:
|
|||||
EC - EVIDÊNCIA
COMPLETA
EP - EVIDÊNCIA
PARCIAL
EM - EVIDEÊNCIA MÍNIMA
EI - EVIDÊNCIA
INSUFICIENTE
Calendário das ações do projeto
Fevereiro 2014
Domingo
|
Segunda
|
Terça
|
Quarta
|
Quinta
|
Sexta
|
Sábado
|
01
|
||||||
02
|
03
|
04
|
05
|
06
|
07
|
08
|
09
|
10
|
11
|
12
|
13
|
14
|
15
|
16
|
17 A1
|
18 A1
|
19
|
20
|
21 A1
|
22
|
23
|
24 A2
|
25 A2
|
26
|
27
|
28
A2
|
Março 2014
Domingo
|
Segunda
|
Terça
|
Quarta
|
Quinta
|
Sexta
|
Sábado
|
01
|
||||||
02
|
03
|
04
|
05
|
06
|
07
|
08
|
09
|
10 A3
|
11 A4
|
12
|
13
|
14
A4
|
15
|
16
|
17 A4
|
18 A4
|
19
|
20
|
21
|
22
|
23
|
24
A8
2 au
|
25
|
26
|
27
|
28
|
29
|
30
|
31 A8
2 au
|
Abril 2014
Domingo
|
Segunda
|
Terça
|
Quarta
|
Quinta
|
Sexta
|
Sábado
|
01 A5
|
02
|
03
|
04 A5
|
05
|
||
06
|
07 A9
1au
|
08
|
09
|
10
|
11
|
12
|
13
|
14 A10
2 aulas
|
15
|
16
|
17
|
18
|
19
|
20
|
21
|
22 A6
|
23
|
24
|
25 A6
|
26
|
27
|
28 A11
2aulas
|
29 A6
|
30
|
Maio 2014
Domingo
|
Segunda
|
Terça
|
Quarta
|
Quinta
|
Sexta
|
Sábado
|
01
|
02 A7
|
03
|
||||
04
|
05 A 12
2 aulas
|
06 A7
|
07
|
08
|
09
|
10
|
11
|
12 A 12
2 aulas
|
13 A7
|
14
|
15
|
16
|
17
|
18
|
19 A 13
3 aulas
|
20 A7
|
21
|
22
|
23
|
24
|
25
|
26 A 13
3 aulas
|
27 A7
|
28
|
29
|
30
|
31
|
![]() |
Geografia
21 aulas
![]() |
Português 20 aulas
TOTAL DE AULAS = 41 aulas.
Gostei muito desses desenhos,muito bonito!
ResponderExcluirQueria saber quem pegou meu trabalho :\
ResponderExcluirAdorei o Blog! De mais!
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirOlá, eu sou a aluna da poesia A ARANHA!!!! O Blog está incrível!!!
ExcluirFoi muito interessante ver a preocupação das crianças preocupadas em escrever bem, percebe-se o interesse quando sabe que alguém do outro lado realmente estará interessado no que escreve, não permitirei que essa atividade morra na praia, vamos elaborar outras quem sabe da próxima todos enviam a carta por email.
ResponderExcluiro blog fiou incrível
ResponderExcluir