quarta-feira, 9 de abril de 2014

Descrição do Projeto e Intercâmbio de Cartas


Plano de Trabalho com Projetos – Professoras Lucimara e Eunilda

1. Identificação:                            
Escola Municipal de Ensino Fundamental: Anna Töwe Nagel
                                  
Professor(es): Eunilda  Henning
                        Lucimara Pereira de Souza.
                       
                                   
Turma(s): 6º01
                                  
Período de realização: De Fevereiro a maio

2. Tema

       
          Escolhidos pelos alunos
              
        Definido pelo professor/ turma

                Qual tema: O lugar onde vivo
                                              

3. Apresentação:
O tema escolhido “O lugar onde vivo” surgiu da possibilidade de um trabalho interdisciplinar envolvendo as disciplinas de Geografia e Língua Portuguesa. A ideia foi concebida a partir da semelhança do tema da Olimpíada de Língua Portuguesa (O lugar onde vivo) com o conteúdo de Geografia do 6º ano (Paisagens, lugares e espaços). Percebendo a gama de conteúdos que podem ser oportunizados aos alunos em Geografia, bem como o enriquecimento da produção textual dos alunos em Português, as professoras iniciaram as atividades do projeto.
A professora de Geografia começou a trabalhar o conteúdo Paisagem, Lugar e Espaço. Em geografia os alunos farão intercâmbio de cartas entre 6os de escolas diferentes, ilustrarão elementos naturais e culturais da sua rua, no programa  tux paint. Também assistirão ao DVD “Jaraguá ontem e hoje”, disponível na biblioteca da escola. Já no ATE, com uso do programa Google Earth, apresentarão aos colegas o lugar onde moram.
A professora de Língua Portuguesa desenvolverá as oficinas propostas no caderno da Olimpíada de Língua Portuguesa, que envolvem a conceituação de poema, os elementos expressivos (sonoridade e ritmo), a leitura dos poemas com sonoridade e entonação e a produção de poemas relacionados ao tema proposto, utilizando o netbook e a internet como apoios.

4. Objetivo Geral:
·Compreender que o espaço geográfico é composto por vários lugares com diferentes paisagens que estabelecem relações entre si; percebendo como a comunidade se identifica com os lugares e se apropria deles e registrando as experiências através do gênero textual poema.
                       

5. Objetivos específicos:
Geografia:
·Construir o conceito de paisagem e reconhecer os elementos que lhes dão identidade.
·Entender que o lugar é a porção do espaço na qual vivemos e interagimos e que mantém relação com outros lugares.
·Identificar como as pessoas vivem de maneiras diferentes nos diversos lugares do Brasil e do mundo.
·Compreender como o ser humano, ao se apropriar da natureza (via trabalho), produz e reproduz o espaço geográfico.


Língua Portuguesa:
* Conhecer as características do gênero poema.
*Identificar os recursos expressivos: sonoridade e ritmo.
* Apropriar-se da leitura de poemas, exercitando-a a partir de orientações sobre pontuação, entonação e ritmo.
* Criar rimas.
* Reconhecer o valor expressivo das figuras de linguagem.
* Resgatar e valorizar a cultura da comunidade.                                                                                                  

6. Plano de ações:
                                  
Ação1:         
Descrição: Trabalhar conteúdo: Paisagem Lugar e espaço.          
 Leitura interpretação dos textos e imagens do livro didático, e exercícios,
Tempo previsto: 3 aulas  
Profissionais envolvidos: Lucimara Pereira de Souza,/ GEO
                       
Ação 2:
Descrição: Intercâmbio de cartas  Alunos da Anna Nagel escrevem cartas comentando como é lugar em que vive, a professora de geografia,  leva as cartas para o 6º ano da EMEF Marcos Emílio Verbinenn, estes recebem e respondem.
Tempo previsto: 3  aulas
Profissionais envolvidos: Lucimara Pereira de Souza,/ GEO


Ação 3:
Descrição: Prova conteúdo, Paisagem Lugar e Espaço
Tempo previsto: 1 aula
Profissionais envolvidos: Lucimara Pereira de Souza,/ GEO

Ação 4:
Descrição: vídeo “Jaraguá ontem e Hoje” Assistir o vídeo, ilustrar mudanças ocorridas na paisagem de Jaraguá do Sul, a socialização ocorrerá com os trabalhos expostos em um mural da escola. 
Tempo previsto: 4 aulas   
Profissionais envolvidos: Professora / Geo

Ação 5:
Descrição: Utilizar o mapa Urbano de Jaraguá do Sul, solicitar aos alunos que escrevam seu nome em um pequeno papel, em seguida localizem o bairro  onde vivem e   fixem o nome na rua onde moram em seguida fazer o levantamento 

Tempo: 2 aulas
Profissionais envolvidos: Lucimara Pereira de Souza,/ GEO

Ação 6:os
Descrição: Ilustrar a rua em que mora.
Usar o program tux paint, e representar elementos naturais culturais e invísiveis.
Tempo: 3 aulas.
Profissionais envolvidos: Lucimara Pereira de Souza,/ GEO

Ação 7:
Descrição: Usar o google Earth, projetá- lo no multimídia  a fim de que os colegas conheçam como é o lugar onde vive.
Tempo: 5 aulas.
Profissionais envolvidos:  Lucimara Pereira de Souza,/ GEO e
monitores ATE e Articuladora das TDCs

Ação 8:
Descrição: realizar a leitura de poemas de diversos autores para conhecer as características do gênero textual.
Tempo: 4 aulas
Profissionais envolvidos: Eunilda Henning

.Ação 9:
Descrição: criação de um blog com os poemas pesquisados.
Tempo: 2 aulas                                               
Profissionais envolvidos: Eunilda Henning e  monitores ATE e Articuladora das TDCs

Ação 10:
Descrição: análise do poema “Tudo a ver” de Elias José, através de projeção no multimídia. Sistematização dos conceitos de verso, estrofe e rima.
Tempo: 2 aulas
Profissionais envolvidos: Eunilda Henning

Ação 11:
Descrição: análise das condições de produção do gênero textual poema, considerando o autor, o veículo de divulgação, o tema e a finalidade da produção.
Tempo: 2 aulas
Profissionais envolvidos: Eunilda Henning

Ação 12:
Descrição: produção dos poemas, inicialmente construindo quadrinhas para posteriormente elaborar os poemas.
Tempo: 4 aulas
Profissionais envolvidos: Eunilda Henning

Ação 13:
Descrição: postagem dos poemas no blog.
Tempo: 6 aulas
Profissionais envolvidos: Eunilda  Henning e monitores ATE e Articuladora das TDCs





7. Material e suporte necessários.
·         Livro didático de Geografia
·         DVD
·         Mapa de Jaraguá do Sul
·         Recursos tecnológicos: máquina fotográfica, computador, projetor multimídia.
·         Uso do  google Earth
·         Uso da web para pesquisas e publicação dos trabalhos no blog.


8. Produto final:
Livreto impresso com poesias
Divulgação do projeto no blogger dos alunos do 6º ano para Socialização.
( Fotos, Desenhos e poemas)              

9. Instrumento(s )critérios de avaliação (ao longo do projeto e ao final do mesmo)
A avaliação será processual, construída junto aos alunos, através das fichas de autoavaliação, e da observação do produto final pelos professores; baseada na efetivação dos objetivos estabelecidos.
Disciplina
Instrumento
Critérios
Língua Portuguesa
Produção textual e
Expressão oral
Específicos dos gêneros produzidos.
GEO/
Prova Escrita
Produção e apresentação final
compreensão dos conteúdos estudados
LP/GEO/
Autoavaliação
Processo de elaboração do projeto e apresentação final.  Ficha de autoavaliação com os seguintes critérios:
Fiz os registros necessários no meu caderno;
Registrei as fontes pesquisadas;
Contribui com minhas ideias para pesquisa;
Tive atitude de pesquisador ampliei meus conhecimentos;
Aproveitamento do tempo (sem brincadeiras e conversas Paralelas)

  


Ficha Avaliação – Escrevendo Cartas “Como é o lugar em que vivo”

Critérios
EC
EP
EM
EI
Apresenta letra legível
     2,0
1,0
0,5
0,2
Constrói conceitos dos  conteúdos   trabalhados
     3,0
2,0
0,5
0,5
Apresenta ideias claras e coerentes ao tema trabalhado
2,0
1,5
1,0
0,5
Ortografia 
1, 5
1,0
0,5
0,5
Respeita a data de entrega do trabalho.
1, 5
 1,0
1,0
0,5



Ficha de avaliação do PROCESSO de PESQUISA (Autoavaliação)


Critérios
EC
EP
EM
EI
Fiz os registros no meu caderno.
1,0
0,8         
0,5
0,2
Construí conceitos dos elementos trabalhados.
3,0
1,5
1,0
0,5
Usei os recursos  tecnológico de forma coerente para ilustrar meus trabalho
2,0
1,5
1,0
0,5
Busquei informações para ampliar meus conhecimentos (atitude de pesquisador)
2,0
1,5

1,0
0,5
Aproveitei bem o tempo (sem brincadeiras e conversas paralelas).
2,0
1,5
1,0
0,5

  















Aluno ____________________    total___________________________________


EC -  EVIDÊNCIA COMPLETA
EP - EVIDÊNCIA PARCIAL
EM - EVIDEÊNCIA MÍNIMA
EI -   EVIDÊNCIA  INSUFICIENTE



Produção dos poemas
Critérios para a correção do poema

EC
EP
EM
EI
Título: representa o texto?
1,0
0,8
0,5
0,2
Aspectos do gênero textual: rima e sonoridade
2,0
1,5
1,0
0,5
Estruturação dos versos e estrofes
2,0
1,5
1,0
0,5
Ortografia oficial, acentuação gráfica
2,0
1,5
1,0
0,5
Pontuação
1,0
0,8
0,5
0,2
Concordância verbo-nominal
1,0
0,8
0,5
0,2
Estética (letra legível, ausência de rasuras, organização e capricho)
1,0
0,8
0,5
0,2
Total:



EC -  EVIDÊNCIA COMPLETA
EP - EVIDÊNCIA  PARCIAL
EM - EVIDEÊNCIA MÍNIMA
EI -   EVIDÊNCIA  INSUFICIENTE



Calendário das ações do projeto

Fevereiro  2014

Domingo
Segunda
Terça
Quarta
Quinta
Sexta
Sábado






01 

02
03
04
05
06
07
08

09
10
11
12
13
14
15

16
17        A1
18       A1
19
20
21          A1
22

23
24        A2
25       A2

26
27
28
              A2


Março 2014     

Domingo
Segunda
Terça
Quarta
Quinta
Sexta
Sábado






01

02
03      
04
05
06
07      
08

09
10      A3
11          A4
12
13
14           A4
15

16
17      A4
18          A4
19
20
21
22

23
24      A8 
          2 au
25
26
27
28
29

30

31      A8
         2 au








Abril 2014 

Domingo
Segunda
Terça
Quarta
Quinta
Sexta
Sábado



01        A5
02
03
04         A5
05
06

07     A9 1au  
08
09
10
11
12
13

14    A10         2 aulas
15
16
17
18
19
20

21           
22        A6
23
24
25        A6
26
27

28     A11
       2aulas
29        A6
30






Maio 2014

Domingo
Segunda
Terça
Quarta
Quinta
Sexta
Sábado





01
02         A7
03

04

05     A 12
      2 aulas
             
06          A7
07
08
09         
10

11

12     A 12
       2 aulas  
   
13          A7
14
15
16        
17

18

19   A 13 
      3 aulas     
20          A7
21
22
23          
24

25
26   A 13
      3 aulas        
27          A7
28
29
30
31





 


                Geografia  21 aulas
 


                 Português 20 aulas   

  

 TOTAL DE AULAS = 41 aulas.


 Alunos do 6ºano  EMEF Anna Towë Nagel escrevem cartas para alunos da EMEF Marcos Emílio Verbinenn explicando como é o lugar onde vive.Após a leitura em sala de aula eles colam as cartas no caderno e respondem.



7 comentários:

  1. Gostei muito desses desenhos,muito bonito!

    ResponderExcluir
  2. Queria saber quem pegou meu trabalho :\

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, eu sou a aluna da poesia A ARANHA!!!! O Blog está incrível!!!

      Excluir
  4. Foi muito interessante ver a preocupação das crianças preocupadas em escrever bem, percebe-se o interesse quando sabe que alguém do outro lado realmente estará interessado no que escreve, não permitirei que essa atividade morra na praia, vamos elaborar outras quem sabe da próxima todos enviam a carta por email.

    ResponderExcluir